Estilo Zen: as regras a seguir para uma decoração Feng Shui

06-03-2021

A antiga arte chinesa, o Feng Shui, ajuda a criar uma decoração harmoniosa e interiores onde a vida é boa. Seguindo os preceitos corretos do Feng Shui, permitirá que a boa energia circule na nossa/sua casa.

Feng Shui é uma prática antiga que apareceu na China antiga. O termo significa "vento e água" em chinês. Esta prática ancestral consiste em escolher o local ideal para criar a harmonia perfeita entre os 5 elementos: água, madeira, terra, fogo e metal. Na decoração - e com uma leitura mais moderna do Feng Shui - isto traduz-se numa revitalização do espaço interior, tendo em conta o ambiente exterior. O objetivo? Criar o habitat perfeito, onde a energia vital (chamada Ch'i na China e Qi no Japão) flui melhor. Dependendo do layout da casa, a circulação dessa energia é regulada, que se baseia em fundamentos complementares: Ying e Yang, direções terrenas e sempre em conjunto com os cinco elementos. Como é que estes elementos se materializam nos nossos espaços de convivência? Estes são simbolizados por uma gamas de cores, formas e materiais.

A decoração Feng Shui promove o bem-estar

Para criar uma decoração Feng Shui, é necessário seguir alguns preceitos básicos desta prática ancestral. Assim, os vários elementos conhecidos como Feng Shui devem ser distribuídos na casa de acordo com o ambiente desejado: um interior calmo e relaxante ou, pelo contrário, enérgico. Em geral, a decoração promove o nosso bem-estar, se seguir além dos preceitos do Feng Shui, todos nós ficamos em harmonia! Na verdade, podemos comparar o Feng Shui com a medicina alternativa, uma espécie de acupuntura. 

A entrada, uma sala importante para uma casa de Feng Shui

Para uma casa de Feng Shui, certos espaços são muito importantes, e devemos dar-lhes toda a atenção. Assim, a entrada da casa deve ser particularmente cuidada, cortamos as folhas mortas das plantas e acima de tudo, evitamos instalar um espelho em frente `s porta da frente para que a energia vital, o Ch'i, não saia novamente sob o efeito do reflexo no espelho.

A forma de mobilarmos o interior da nossa casa também tem uma forma de eleição na decoração Feng Shui: os móveis devem permitir uma fácil movimentação e os sofás e poltronas devem, sempre que possível, ser instalados com as costas voltadas para a parede. É importante evitar ficar de costas para as aberturas (portas e janelas) por onde entra a energia. Além disso, com Feng Shui aprendemos que as laranjas dispostas em nossa casa promovem a sorte, que uma fruteira num quarto estimula a saúde sexual e que uma cama instalada sob uma viga é uma má ideia, porque corre o risco de separar os cônjuges.

A importância das cores no Feng Shui

Finalmente, as cores são de uma grande importância! O verde, por exemplo, simboliza a natureza, enquanto o amarelo indica poder. Quanto ao vermelho e ao roxo, supõe-se que trazem boa sorte para a casa. Espelhos em abundância, espaços de trabalho separados de salas de estar, cozinhas claras e sóbrias, armazenamento, linhas limpas e circulação simplificada do Ch'i ... 


Irei mais à frente escrever mais detalhadamente de que forma podemos adaptar melhor a nossa casa à "lei" ou à "regra" de Feng Shui.

CHEZ|MOI© Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora