"(Re)confinamento": todos os nossos conselhos (decoração) para se sentir bem em sua casa

08-11-2020

Vamos começar a remendar|redecorar a nossa casa, mudando a decoração, tele-trabalhando confortavelmente, descomprimindo num espaço aconchegante para si ou meditando no interior... Fiel à sua posição de especialista em casa, a Chez-Moi apoia-o da melhor maneira possível para superar este segundo confinamento com toda a serenidade.

De volta à estaca zero. Este é um pouco do sentimento que muitos de nós tivemos quando este domingo o nosso Presidente António Costa anunciou um novo quase "confinamento" de duas semanas para todo o país. Então, de volta à estaca zero, a fim de conter o máximo possível a nova onda de contaminação que está a atingir Portugal; é triste mas é verdade. O nosso universo quotidiano tem novas fronteiras, mais concretamente, as paredes de nossas casas. Casas estas, sejam elas estúdios, apartamentos ou moradias, voltam a ser o lugar para todas as nossas atividades, quando não somos obrigados a ir para os nossos locais de trabalho. Mais uma vez, voltamos a fazer da nossa casa o centro, ou a pista das nossas vidas, onde unimos várias vivências: o trabalho, a escola, afazeres domésticos, tarefas administrativas, desporto, lazer, mas também amor, amizade e família. A casa está mais do que nunca invadida, tanto por todas as obrigações da vida quotidiana, como pelos desejos inerentes a este momento tão especial. Uma situação que é mais uma vez complexa de gerir tanto física quanto psicologicamente. 

Desta forma a nossa sugestão é agarrarmo-nos aos truques de Marie Kondo, ou iniciar atividades DIY para se sentir bem em casa; que tal improvisar um canto de ginástica em casa ou tirar um tempo para si mesmo e começar a meditar mais do que nunca sobre o valor de nos refúgiarmos no "nosso ninho" ?

Aqui ficam as nossas dicas, por vezes um pouco pessoais também, para se sentir bem em casa neste período de reclusão:

1. Criar um canto para Tele-Trabalho:

O tele-trabalho voltou a ser a regra. Porém, para tele-trabalhar eficazmente a partir de casa, o primeiro episódio de confinamento provou-nos como era necessário ter um local de trabalho digno desse nome. Mais uma vez, as desigualdades habitacionais pesam sobre a sensação de realização ou perenidade do teletrabalho. Como criar com sucesso uma área de escritório em casa? O principal é ficar longe dos outros familiares para poder trabalhar com tranquilidade. Para quem se sente constrangido pela falta de m2, desloque os móveis ou crie uma divisão extra com uma estante de livros, um biombo, cortinas ... Por fim, saiba que não é só o espaço atribuído à zona de escritório que conta, ou melhor também conta, mas temos que ter em consideração o equipamento, nomeadamente mesa ergonómica, cadeira confortável, iluminação e armazenamento próximo tornar-se-ão prioridade para trabalhar em condições ideais.

2. Mova os móveis para renovar a decoração:

Mova os móveis para atualizar a decoração. Às vezes, alterarmos alguns móveis de posição dá-nos outra noção do espaço. Mudar a roupa de cama, o visual do sofá com almofadas, mudar uma cómoda ou re-orientar uma escrivaninha, mudar o lugar dos livros numa prateleira ou reorganizar uma parede de molduras, aqui estão algumas atividades para ocupar um fim de semana inteiro de confinamento!

3. Arrumar 

Durante o primeiro confinamento, vimos florescerem muitas dicas sobre como arrumar adequadamente o seu interior no dia a dia e, por extensão, o retorno dos preceitos da alta sacerdotisa de arrumar Marie Kondo. "Atirar-se" ao armazenamento, surgiu como uma das atividades mais saudáveis, pois respeitava o famoso e precioso "ficar em casa e cuidar de si mesmo".  Seguindo o método KonMari à risca, é possível que inadvertidamente atiremos fora uma série de objetos que teriam sido muito úteis para nos ocuparmos durante este novo período de confinamento: quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, livros, itens para consertar ... Além disso, se arrumar diariamente tem a vantagem de manter o equilíbrio no seu interior. 

4. "Esverdear a nossa casa"

Na lista de coisas boas para promover o moral durante este período de confinamento, vêm as plantas verdes, estas parecem ser essenciais para nos sentirmos bem em casa. Certas categorias de plantas, como plantas des-poluentes, por exemplo, têm qualidades reais para a nossa saúde. Plantas estrela como a aloe vera são particularmente recomendadas para aliviar o stress. Embora já não seja questão de transformar a sua sala num verdadeiro pequeno centro de jardinagem, é aconselhável colocar aqui e ali duas ou três plantas para decorar tanto quanto para acalmar. E afinal, ao contrário de muitas lojas, os centros de jardinagem estão abertos e alguns floristas locais também.

5. Criar e arrumar o nosso próprio cantinho

Acrescentamos um último conselho a esta lista: crie e arrume o seu próprio espaço, se não mora sozinho. Um cantinho de leitura no quarto, um escritório agradável perto de uma janela, um espaço só para si, mesmo que pequeno, para fugir um pouco dos outros e muito desse sentimento de confinamento para ler, ouvir música, pensar nos seus projetos decorativos, reabasteça a sua vitalidade ou sonhe acordado com o futuro. 

CHEZ|MOI© Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora